COISAS QUE DEVERÍAMOS SABER (quem somos) Aqui trataremos de tudo aquilo que é bom que você saiba , mas ninguém te diz, aquilo que nenhum especialista te informa sobre, como chás e seu poderes medicinais, remédios fitoterápicos, entre outras coisas que ninguém quer que você saiba, seja bem vindo ao nosso blog e nos acompanhe também no Facebook : https://www.facebook.com/pages/Coisas-que-deveriamos-saber
quinta-feira, 29 de maio de 2014
CHÁ DE CAMOMILA
INDICAÇÃO: O Chá de Camomila é indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa, dores s musculares, tensão menstrual, estresse, insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados. Na forma de infusão, é útil para o fígado, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e pode ser usado como antialérgico.
Para que serve a camomila comum.
Propriedades medicinais: Antiinflamatória tópica, antinevrálgica, antiespasmódica, analgésica, aperiente, anti-séptica, antiasmática, anti-reumática, antigripal, anti-hemorroidária, antidispéptica, antialérgica, anti-histérica, calmante, carminativa, cicatrizante, desinfetante, emenagoga, emética, emoliente, estomáquica, eupéptica, maturativa, protetora solar, vermífuga, sedativa suave, sudorífica, tônica.
Indicações: Afecções de pele (pústulas e fístulas), afecções nervosas, afta, assaduras, cefalalgias, ciática, cistites, cólicas em geral, diarréia infantil, doenças do útero e do ovário, embaraços gástricos, enjôos, estomatite, enxaquecas, feridas, gengivite, gota, indigestões, inflamações oftálmicas, insônia, inapetência, lumbago, mialgias, náuseas, oftalmias, queimaduras de sol, úlceras.
Cuidados a serem tomados no uso da camomila.
Contra-indicações/cuidados: Grávidas ou em lactação; compromete a eficácia de radiografia. Pode ocorrer rinite alérgica em pessoas sensíveis à camomila.
Efeitos colaterais: Reações alergicas a camomila sao geralmente relatadas. As reações de hipersensibilidade incluem a anafilaxia, dermatite, mal-estargastrintestinal, lacrimejação e espirros.
Em grandes quantidades, o miolo da flor seco pode ser emetogenico. A anafilaxia resultante de líquidos contendo camomila usados em enemas foi documentada, assim tambem como a conjuntivite alergica causada por colirios contendo camomila; E suposto que as manifestações alergicas sejam dependentes da rota da ingestão.
A asma, a colica intestinal, a diarréia, e o vomito são relativos ao uso oral, através do chá, a alergia pela inalação do óleo essêncial manifesta-se predominantente como asma. Uma reatividade cruzada e relatada entre os pessoas alergicas a carpineira, ao gênero aster, aos crisantemos, e aos outros membros da familia do Asteraceae.
Modo de usar:
infusão: - 3%; 50 a 200ml/dia (uso interno); 5% (uso externo) - 5 g do pó por litro. - 10 a 15 g de flores em 1 litro de água fervente. Esfriar e coar. Tomar 3 a 4 xícaras de chá ao dia. Para combater afecções bucais, fazer bochechos com o infuso. Uma colher das de sopa de flores em 1 caneca de água quente. Abafar por 10 minutos. Tomar 3 xícaras das de chá ao dia (digestivo, sedativo e emenagogo).
Compressa ou ablução anal: para hemorróidas
Pó: 2 a 6g/dia. Tintura: 10 a 30ml/dia.
Elixir, vinho e xarope: 40 a 120ml/dia.
Vinho: macerar por 5 dias 3 xícaras das de chá de flores em 1 litro de vinho branco, agitando 1 vez ao dia. Coar e tomar 1 cálice 3 vezes ao dia, iniciando uma semana antes da data prevista para a menstruação (emenagogo).
Loção: deixar em banho-maria durante 3 horas 1 xícara das de café de flores em 1 copo de azeite. Coar e aplicar topicamente sobre assaduras e queimaduras do sol. Pode ser também usado topicamente em dores de ouvido e nevralgia.
Aromaterapia : Trabalha o desapego e a independência.
DESCRIÇÃO: A origem da Camomila, mais provável, é a Europa, onde é muito comum nos jardins públicos. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. As partes mais usadas são as flores e as folhas. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que a tornaram tão famosa. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.
COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 1 colher de sopa de camomila e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.
LINK FACEBOOK:
https://www.facebook.com/pages/Coisas-que-dever%C3%ADamos-saber/458156047640858
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário