quinta-feira, 29 de maio de 2014

13 alimentos que devem ser evitados na gravidez



Que a gestação deixa qualquer mulher com um apetite de leão não é novidade. Também sabemos que algumas mulheres começam a ter desejos por alimentos que antes não gostavam ou até mesmo exóticos, porém nem tudo está liberado durante a gravidez e alguns alimentos do dia a dia também devem ser evitados. Conheça os principais:

>Carnes cruas, mal passadas ou defumadas

Evite a todo custo carnes cruas, mal passadas ou defumadas. Nesta lista estão as carnes bovinas, de porcos, aves e caça. Essas carnes podem conter a bactéria da salmonela ou mesmo o parasita da toxoplasmose, que trazem grande risco para a gestante e bebê.

Para evitar a contaminação de outros alimentos: lave bem as mãos após manusear carnes cruas; não utilize a mesma tábua para cortar carnes e legumes/verduras; guarde a carne na geladeira utilizando um recipiente que não deixe o líquido escorrer, entrando em contato com outros alimentos; certifique-se que a carne esteja bem cozida por dentro, ou seja, que o seu interior e seu suco não estejam avermelhados.

>Peixes crus

O peixe é um alimento rico em nutrientes e ômega 3 – importante para a formação cerebral do bebê. O problema com o peixe cru é a contaminação. Porém você não precisa passar longe dos sushis e sashimis, mas certifique-se da procedência e higiene dos alimentos servidos antes de se aventurar. Na dúvida é melhor não arriscar.

>Mariscos e crustáceos

Como a deterioração desses alimentos é muito rápida requer ainda mais atenção quanto a validade e armazenamento. Se for a um restaurante em que você não possa garantir a boa procedência, armazenamento, validade e preparo adequados, é mais seguro optar por outro prato.
Evite consumi-los crus ou malcozidos por conta do risco de contaminação.
Estão nesta lista: ostras, caranguejo, camarão, lagosta, polvo, lula entre outros frutos do mar.

>Peixes que podem conter mercúrio

O mercúrio é um metal que pode prejudicar a formação cerebral e sistema nervoso do feto. Praticamente todos os peixes e frutos do mar contém mercúrio, especialmente os predadores. Durante a gestação – essa dica também é válida para tentantes já que o organismo demora um pouco para se livrar do mercúrio – os peixes que estão liberados são: sardinha, truta e salmão (de viveiro), pescada, cavalinha e arenque. Os demais deve-se comer com moderação, inclusive o atum em lata (máximo de 1 lata por semana).

>Leite não pasteurizado

O leite cru é o leite tirado das vacas, ovelhas e cabras e que não foi pasteurizado para matar bactérias. A pasteurização é um processo no qual o leite é aquecido em alta temperatura para garantir que as bactérias sejam mortas, sem que o alimento perca as suas características nutricionais.

Se for inevitável o consumo do “leite direto da fazenda”, ele precisará ser bem fervido.

Queijos e iogurtes caseiros e não pasteurizados
queijos queijos frescos e moles oferecem risco de contaminação, tais como minas frescal, coalho e outros queijos, especialmente os produzidos artesanalmente, pois podem ter sido produzidos com leite não pasteurizado.

Outro cuidado importante é com o consumo de iogurte não pasteurizado, especialmente os caseiros que você não conheça a procedência.

>Sorvete

Cuidado especialmente com os artesanais que podem ter sidos preparados com leite não pasteurizado e/ou frutas e outros alimentos que não foram higienizadas adequadamente.

O armazenamento inadequado também pode acarretar em contaminação.

>Ovo cru

O problema do ovo cru é o risco da contaminação pela bactéria salmonela. Exclua da dieta alimentos que contém ovo cru, tais como: maionese caseira, sobremesas como mousses e torta holandesa e é proibido experimentar massas antes de assar.

>Frutas, verduras e legumes não lavados

Todas as frutas, verduras e legumes devem ser muito bem lavados antes de consumidos. Há o risco de contaminação pelo parasita da toxoplasmose. Se possível deixe de molho por 5 minutos em água com algumas gotas de vinagre, em seguida lave bem em água corrente.

Atenção ao consumo de saladas, especialmente as que podem conter ovos mal cozidos ou mesmo molhos caseiros.

>Cafeína

A cafeína não é proibida, porém deve ser consumida com cautela pois o excesso pode causar problemas de nascimento prematuro ou mesmo de pouco ganho de peso. O consumo permitido é de 300mg diárias, o que equivale a 2 cafezinhos. Atenção ao consumo de outros alimentos que também possuem cafeína, como os refrigerantes, especialmente os “Cola”, chás mate e preto, chimarrão e chocolate.

>Adoçantes

Antes de sair tomando refrigerantes ou outras bebidas dietéticas fale com seu médico. Há muita controvérsia sobre o uso de adoçantes na gravidez e somente seu médico poderá orientar a quantidade permitida e segura para o seu caso.

Na dúvida é melhor substituir os alimentos e bebidas com adoçantes para alimentos mais saudáveis como frutas e legumes e bebidas como sucos naturais, água e leite pasteurizado, além de trazerem benefícios nutricionais para a gestante e bebê não oferecem risco à saúde.

>Bebidas alcoólicas

Não existe uma quantidade segura de ingestão, qualquer quantidade poderá provocar sérios problemas na formação do bebê. Todas as bebidas alcoólicas são PROIBIDAS em qualquer estágio da gestação.

>Canela

A canela é, inclusive, utilizada com aliada em vários tratamentos, porém durante a gestação é melhor manter distância de chás, doces e outros alimentos que utilizem a canela. Saiba mais acessando a matéria: A canela na gravidez – riscos de aborto e no desenvolvimento cerebral do bebê

Outros chás proibidos para gestantes são: Erva de bicho, Bucinha, Confrei, Rosa, Sene, Chá preto, Chá verde, Chá branco e Chá mate.

---> Importante saber <---

Todos os alimentos gordurosos e com muita concentração de açúcar devem ser ingeridos com muita moderação. Adote o bom senso na hora de escolher seus alimentos e prefira sempre os saudáveis e nutritivos.

O ganho de peso da gestante deverá ser monitorado durante as consulta pré-natais para que a saúde da mamãe e bebê esteja em ordem.

Havendo qualquer dúvida fale com seu médico, ele poderá orientar de forma segura os alimentos que você poderá ingerir, inclusive se aquele desejo maluco de comer picanha com sorvete de chocolate e calda de cereja está liberado.


LINK FACEBOOK: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário