quinta-feira, 29 de maio de 2014

CHÁ DE ALCACHOFRA




INDICAÇÃO: O chá de alcachofra é indicado para ácido úrico, psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, colesterol, diabetes, icterícia, emagrecimento, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo, hipertensão, hemorróidas, má-digestão, prostatite, uretrite, debilidade cardíaca, hepatite e colecistite.

PARA QUE SERVE A ALCACHOFRA ALCACHOFRA

Propriedades : Diurético, remineralizante, tônico e regulador das funções hepáticas e biliares, laxativa.

Indicações : Afecções hepato-biliares; Colesterol, ácido úrico, obesidade, diabetes; debilidade geral, clorose, convalescença, dispepsia; Afecções dos rins, litíase renal; Hipertensão, hipertireoidismo, toxemia; Afecções reumáticas.


Modo de usar :

Inflamações rebeldes : 3 Coloque 3 colheres (sopa) de folhas fatiadas em uma garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por cinco dias, agitando às vezes e coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.

Anemia: Consumir as brácteas tenras e cruas ou ligeiramente aferventadas(cabeça), comer duas a três vezes ao dia, durante algumas semanas.

Nefrite: Caldo cozido da cabeça da alcachofra misturado ao suco do limão, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.Diabetes: Consumir a cabeça da alcachofra ao natural, juntamente com suco de limão, três a quatro vezes ao dia.s

Bronquite asmática: Caldo cozido da cabeça da alcachofra misturado ao suco de limão e um pouco de azeite de oliva, 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.

Hemorróidas, prostatite e uretrite: Caldo em mistura com suco de cenoura ou limão, 1 copo quatro vezes ao dia. Debilidade cardíaca: Comer brácteas cruas ou cozidas, sob a forma de salada, acompanhada de suco de limão.

Hepatite, colecistite, arterioesclerose: Chá por decocção, na proporção de 30g de folhas para 1 litro de água, 1 xícara 3 vezes ao dia.Diurético: Ferver 20g de raízes de alcachofra por cinco minutos em 1 litro de água. Deixar o líquido amornar, adoçar e tomar na dose de 3 xícaras ao dia.

Toxicologia : Não deve ser usado durante a lactação, pois pode reduzir a secreção lactea. Contra-indicado para alérgicos à alcachofra, quando há obstrução do canal biliar.

Contra-indicações:Alergia às plantas da família Asteraceae e qualquer obstrução do duto biliar. O diagnóstico de cálculos biliares deve ser feito por um profissional de saúde. Pacientes propensos à fermentação intestinal.

Efeitos colaterais: Em um estudo com 143 pacientes, a administração da alcachofra não causou nenhuma reação adversa O contato frequente com alcachofra ou outras plantas da família Asteraceae, causou reações alérgicas em indivíduos sensíveis à dermatite de contato e urticária com contato ocupacional com alcachofra, os componentes responsáveis são a cinaropicrina e outras lactonas sesquiterpênicas; De acordo com as monografias da German Commission e, as contra-in-dicações do uso da alcachofra incluem pigmentos da cor e antocianicos também já foram avaliados.

Uso na gravidez e na lactação: Por causa da falta de dados sobre a toxicidade da alcachofra, sugere-se que seu uso seja limitado durante a gravidez. A cnaropicrina e a cinarase promovem a coagulação do leite, portanto a planta está contra indicada para lactantes..

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe a infusão por dez minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado.

COMO BEBER: Tome 1 xícara 3 vezes ao dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário